quinta-feira, 3 de maio de 2007

Projeto pretende resgatar a história de resistência da revista "Versus".

Redação Portal Imprensa

Projeto pretende resgatar a história de resistência da revista “Versus”.

Fundada em 1975 pelo repórter Marcos Faerman (1944*1999+), a revista Versus é um marco na história da imprensa alternativa brasileira. Referência para qualquer estudante de jornalismo, a publicação trouxe para o Brasil um estilo mais analítico com uma linguagem literária, bem à moda do consagrado new journalism estadunidense, praticado por James Agee, Norman Mailer, Gay Talese e Truman Capote. Segundo o jornalista e escritor Omar de Barros Filho, "o trabalho de Faerman e sua equipe aponta para uma experiência original e inventiva, ainda não superada, que incorporou novas ferramentas de linguagem e criação literária nas reportagens, entrevistas e ensaios produzidos e editados pelo jornal".

A Versus, em sua curta história (1975 a 1979), procurou expressar os diversos sentimentos que envolviam o período da ditadura militar. O seu espaço valorizava a metáfora histórica, a mitologia da América Latina e fundia elementos gráficos, com fotografia, desenhos, quadrinhos, literatura e poesia. A revista chefiada por Marcos Faerman foi um dos principais expoentes de resistência nos anos 70. "Hoje podemos considerar a Versus como uma das principais fontes para aqueles que procuram respostas políticas adequadas aos novos desafios da democracia e da cultura brasileira e latino-americana", conclui Omar.



30 anos

Em 2005, a primeira edição da revista faz seu 30º aniversário. Motivados pela data, os editores Omar de Barros(Matico), Vitor Vieira, Toninho Mendes e Paulo de Tarso, ambos editores originais da publicação, planejam coroar esta festa publicando uma edição especial com os melhores momentos de Versus. "A proposta é produzir em um livro ilustrado uma seleção das páginas mais significativas e representativas da história da revista, transformando esse material numa referência para futuros estudos do jornalismo cultural e político brasileiro e prestar uma homenagem ao grande Marcos Faerman", explica Omar.

O futuro livro já possui nome "Página da Utopia – O melhor de Versus". O conteúdo será recheado de reportagens, entrevistas, ensaios, relatos, ilustrações, charges e quadrinhos. A produção do livro fica por conta da Laser Press Comunicação, empresa que atua na área de cultura e responsabilidade social. A intenção dos editores é lançar uma primeira edição com aproximadamente 160 páginas e uma tiragem de dois mil exemplares. Para tocar o projeto, Omar de Barros Filho comenta que a produção está em busca de patrocínio e informa que os investimentos no resgate da obra possibilitarão a utilização dos incentivos fiscais previstos na Lei Rouanet, tendo o projeto sido escrito no PRONAC e aprovado.

Pesquisado por Fernanda


Mais informações sobre a Revista Versus: Blog Mídia Alternativa

2 comentários:

PC Guimarães disse...

Beleza de post!!! Amanhã, sexta, vou passar um dvd interessante pra turma. Vale pra vcs também. Avisem ao grupo.

Rebeca M disse...

Oi, gente!!!! Tô adorando o blog de vcs! Beijos